Proposta do GSoC aceita! Valeu KDE

Dear Wagner,

Congratulations! Your proposal “Rocs support to others Data structure, scripts include and new file format support.” as submitted to “KDE” has been accepted for Google Summer of Code 2010….

Recebi esse e-mail da equipe do GSoC segunda e fiquei muito feliz com a aprovação. Mas antes de comemorar, tem algumas pessoas me perguntando o que é GSoC e como eu consegui isso. De lambuja vou falar do meu projeto 🙂

Primeiro o GSoC (Google Summer of Code) é um projeto onde estudantes trabalham no verão (do hemisfério norte) em projetos de software livre e são remunerados por isso.

Para participar, o estudante deve escrever um projeto no qual descreve o que ele desenvolverá (ou organizar também, um aplicativo não é só código 🙂 ) para uma determinada entidade, que no meu caso foi o KDE. Esse projeto é enviado para o apreciação dos participantes da entidade onde eles votam nas proposta indicando se a mesma deve ser aceita ou não. Ao final um certo número de projetos são aceitos pela entidade e enviados para o Google. O mesmo efetua uma analise sobre esses projetos selecionados e comunica os indicados.

O GSoC é visto por muitos como uma forma de aumentar a rede de contatos e se preparar para o mercado de trabalho, uma vez que o projeto deve ser cumprido e existem prazos a cumprir. Alguns que participaram de edições anteriores passam a agir como mentores. Mentores são pessoas da entidade que auxiliam os alunos a cumprir a tarefa, mas não escrevem nada apenas tiram dúvidas.

Segundo, para mim conseguir a aprovação eu digo que foi em grande parte pelos prévio contato com o projeto, uma vez que eu pude conversar e propor melhorias que melhorariam o projeto e, com isso, consegui captar o que o projeto precisava antes mesmo de pensar em GSoC (que eu nem tinha idéia de participar a poucos meses), e assim escrever uma proposta que tivesse mais chace de ser aprovada

um pouco de história agora:

Nos idos do ano de 2009 do nosso senhor, vim a conhecer algo que veio a acelerar o meu labor como desenvolvedor. Eu acredito, hoje, que o que vim a encontrar naquele tempo seja o Graal dos frameworks para aplicações, poís minha capacidade de desevoldedor aumentou por demais no tempo transcorrido até hoje.

Após consultar o oráculo para mais saber sobre tal frameworke, vim a ser indicado a ler manuscritos, hoje destruidos pela ação do seu dono, onde era explicado sobre como operar tal ferramenta. Então, vejo algo totalmente inesperado e até aquele momento para mim impossível a não a Hercules e seu panteão, mas ví, uma aplicação onde era possível de se criar grafos e interagir com os mesmos usando de scripts, tudo isso em tempo de execução!

Busquei pelos reinos sobre a pessoa que criou aquilo tendo a encontrado reunindo um rebanho juntamente com outros pastores vivendo tranquilamente. Mas me mantive a distância, apenas ouvido seus sermões de conhecimento supreendentes e regozijei-me com suas colocações. Por volta do primeiro mês do inverno, decidi tentar um contato com ele, para saber se ele deseja ajuda com o seu filho, tendo como resposta uma afirmativa. Passei a assistir o crescimento de tal filho, mas mantendo uma certa distânia e apenas indicando ao pai os erros cometidos pelo seu filho. E foi assim até o inicio do verão, quando eu estava preparando algums scripts, ouvi uma resposta após indicar mais uma das peripécias do filho que me fez agir: “Pare de relatar bugs se pode corrigir”. Com isso passei a ajudar diretamente na criação do filho aplicando as devidas correções quando necessário.

Esse ano, como já estava contribuindo com o Rocs, começei a propor algumas possiveis melhorias e implementei algumas, como por exemplo o suporte a plugins de ferramentas, onde é possível rodar algoritmos em C++, por exemplo, sem conhcer quase nada sobre a API do Rocs ou do KDE e o suporte a formatos de arquivos.

Como eu já vinha contribuindo para o projeto, isso aumentou em muito as minhas chances de ser aceito.

Sobre o projeto, eu demorei demais escrevendo, assim fiquem com o resumo, depois explico melhor http://www.socghop.appspot.com/gsoc/student_project/show/google/gsoc2010/kde/t127230762382

Deixe um comentário