Lyx: Latex para as massas

Quantas vezes vocês perderam um tempão brigando com um editor de texto para arrumar numeração de secções? Ou pra escrever uma fórmula matemática?

O LaTeX resolve todos esses ‘problemas’ de forma que o autor (você) se concentre somente em escrever o texto sem pensar que depois ‘vou ter que formatar tudo isso depois?…aff!!’.

Existe uma coisa que não torna o latex tão popular, ele não é um editor WYSIWYG. O autor deve editar um código fonte, usar comandos especiais para inicio de secção, comandos para nova linha…. Enfim, não é algo ‘muito’ trivial no início (depois de 10 minutos fica :p).

Existem alguma ‘IDE’s, como KILE para o KDE, que auxiliam a descobrir os simbolos mágicos do LaTeX… mas ainda assim não é um editor WYSIWYG.

Então dei uma olhada no Lyx, desenvolvido por Matthias Ettrich para o KDE também. Apesar dele não usar o LaTeX nativo, mas pode importar/exportar para ele, a transformação do que é visto na tela para um documento é feita pelo LaTeX.

O Lyx pode trabalhar com vários modelos, baseados em classes do LaTeX, Assim ele se torna altamente configurável para várias aplicações, como exemplo: escrever livros, artigos, cartas, escrever apresentações (o beamer é massa), e a vantagem de depois de um artigo (ou qualquer outro documento) para um determinado formato, para trocar para um outro formato, basta alterar a classe dele e pronto!

No meu slideshare (www.slideshare.com/wiglot) tem um exemplo de uma apresentação que fiz seguindo o modelo do beamer (Apresentação do Symbian c++).

Anúncios

2 Respostas

  1. onde tenho que ir para utilizar um modelo personalizado, já baixado da net?

    • basicamente tu vai escolher novo apartir de model, no meu arquivo, então procurar no teu computador onde tu salvou o teu modelo. Lembrando que o modelo deve ser no formato do Lyx.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: