De volta… e trago boas novas

De volta da terra dos programadores exilados :p

Nada como terminar e entregar um programa… Esse ano estive bastante (totalmente) envolvido no desenvolvimento da aplicação da minha IC (vou fazer um post disso mas adianto que é um sistema de representação de redes de distribuição de energia)… ahh o grupo que participo é esse.

Esse ano passamos por uma mudança gigante. Até Janeiro estavamos desenvolvendo o ASE (a ‘tar’ da aplicação que falei) usando C++ (velocidade, abstração, código legado, escolha pessoal) e GTK+ para interface, mas estavamos ‘apanhando’… e muito.

Cara, meses pra desenvolver o desenho de uma rede e grandes calculos pra fazer  a seleção (pega o ponto do click do mouse, verifica a distância dele até o segmento de reta da aresta do grafo… my head hurts….). Claro que faltava muito conhecimento de como é uma aplicação gráfica, como funciona a biblioteca GTK+, mas era muito laço. Quase 5 meses pra criar uma janelinha só pra desenhar a rede… acho que faltou ver alguns exemplos de representação de grafos com GTK+.

Então vi uma noticia no Br-Linux: Qt será licenciado sobre LGPL. Lembrei de ouvir muitas discuções que GTK+ é melhor, Qt é melhor, decidi conhecer esse tal de Qt… Foi amor a primeira lida….

Conversei com meu orientador sobre a troca de biblioteca gráfica. Depois de um breve brainstrom (ou Tormenta de idéias) decidi testar esse tal de Qt.  Baixa biblioteca, compila, estuda exemplos, cara tem um exemplo que parece o que eu quero, pega exemplo, altera um pouco, junta uns códigos e PRONTO cerca de uma semana  e meia e tinha algo muito semelhante ao que levamos 5 meses pra fazer, somando zoom, pan, seleção e movimentação dos itens. Cai nas graças do Qt 🙂

Em breve mais noticias.

P.S.  nada contra GTK+, acho que também faltou mais estudo de nossa parte…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: